quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Semana da Alimentação no JI

No âmbito da Semana da Alimentação e com o propósito de sensibilizar para o consumo de pão, elemento essencial na nossa alimentação, abordamos o Ciclo do Pão.
O milho é um dos ingredientes da confeção do pão. O meio envolvente do Jardim de Infância ainda é bastante rico no cultivo deste cereal, daí aproveitarmos este recurso para criar a oportunidade de vivenciar a tradição da desfolhada.
As crianças recolheram espigas junto das famílias e do meio envolvente e trouxeram para o jardim. No dia 14 de Outubro fizemos uma grande roda e o milho foi lançado no chão do átrio do Jardim onde as crianças começaram a desfolhar.


Depois da desfolhada era necessário debulhar o milho, isto é, tirar todos os grãozinhos para pôr ao sol a secar. Só bem seco é que pode ser levado para o moinho. 
Então, no dia seguinte, fomos ver como funcionam os moinhos que transformam os cereais em farinha… e a farinha em pão!



  
E quem não gosta de pãozinho com manteiga? É só aprender a fazê-la… Para isso tivemos a ajuda da mãe da Isabela que nos ensinou o truque de transformar a nata do leite em manteiga. Era boa mas também ficamos a saber que o ingrediente essencial da manteiga é a gordura do leite e por isso temos que a consumir com cuidado.



Foi uma semana bem saborosa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário